domingo, 6 de julho de 2008

Os reclamos de Deus

Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o mamnacial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm ás águas. Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto não serem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória pelo que é de nenhum proveito.
O FERREIRO faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço: ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desalece. O CARPINTEIRO estende a régua, emprega a almagra, aplaina com o cepilho, e marca com o compasso: e faz o seu deus à semelhança dum HOMEM, segundo a FORMA dum HOMEM, para ficar em casa. Tomou para si cedros, ou cipreste, ou um carvalho, e com a metade assa a carne e se farta. Com a uotra metade faz um deus, uma imagem de escultura: ajoelha-se diante dela, e se inclina, e ora-lhe , e diz: livra-me, porquanto és o meu deus. Por isso, NADA SABEM, NEM ENTENDEM; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações, para que não entendam.

Nenhum comentário: